mercado imobiliário no Rio ? Foto: Roberto Moreyra
Cinquenta e quatro porcento dos imóveis à venda no QuintoAndar foram anunciados com preços acima do valor máximo sugerido pela plataforma ? mas no fechamento dos contratos, praticamente a metade teve que recuar no preço: 72% dos imóveis acabaram sendo comercializados dentro do intervalo recomendado pela plataforma.
O descasamento entre preço pedido e o valor real se repete nos alugueis: 37% dos imóveis anunciados na plataforma com preço acima do máximo sugerido pela Calculadora QuintoAndar. No final, porém, 81% do total foram fechados com preços dentro do intervalo recomendado.
O levantamento tem por base 150 mil contratos fechados na plataforma do QuintoAndar entre janeiro de 2023 e abril de 2024.
O problema com a precificação dos imóveis está relacionado com a falta de transparência de dados no mercado imobiliário nacional e é um dos grandes entraves para o desenvolvimento do mercado, levando a uma demora no fechamento das transações. Num ambiente digital como o da plataforma do Quinto Andar, o preço descolado da realidade se soma a uma queda natural no volume de novas visualizações do anúncio ? e consequentemente de visitas agendadas ? ao longo do tempo, fazendo com que o proprietário tenha que reduzir os valores para voltar a ter relevância nas buscas.
De acordo com o levantamento, imóveis para aluguel com o preço inicial acima da referência têm descontos cinco vezes maiores do que os que começam e são negociados dentro do intervalo recomendado no momento da publicação.
Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2024/06/mais-da-metade-dos-imoveis-anunciados-no-quinto-andar-foram-super-avaliados-pelos-proprietarios.ghtml